Em cada região brasileira o mesmo alimento tem nomes diferentes
- jornacozinha
- 28 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Wix
Depois de uma manhã cheia de trabalho, finalmente é chega a hora do almoço. Ufa! Até que enfim, estou morrendo da fome! Indo para o restaurante, encontrei uma amiga: a Rosana. Há tempo que não a via. Resolvemos almoçar juntas e colocar a conversa em dia.
No meu prato coloquei uma colher de arroz, castelinha, vaca atolada, purê de jerimu e salada de alface. Rosana preferiu comer jerimu com Maria Izabel e salada.
Em algum momento você chegou a se perguntar que comidas seriam estas? Se sim, acalme-se. Aposto que você já viu e até já degustou.
O Brasil é dividido em vinte e sete estados e cada um tem suas particularidades, culturas, sotaques e comidas. Uma mais rica que a outra. Ao chegar de um estado para outro, percebe-se que o mesmo alimento tem nomes diferentes. Veja alguns exemplos:
Tangerina: na região Sul, essa fruta é chamada de “bergamota”; no Nordeste como “mimosa”, “laranja-cravo” e “tanja”; já em Goiás, no Centro-Oeste chama-se de “poncan" ou "mixirica”. E não para por aí! Essa fruta é conhecida por “mandarina", "fuxiqueira" e "manjerica".

Foto: Pexels
Mandioca: essa também tem muitos nomes. No Rio de Janeiro, os cariocas chamam de “aipim”, “castelinha", "uaipi" e "macaxeira”; no Nordeste é conhecida como “madioca”,ou “macaxeira”.

Foto: Blog Demigod
Pão francês: o nome desse alimento é polêmico. No Rio Grande Sul é conhecido como “cacetinho”. É comum os gaúchos chegarem nas padarias e pedirem “cacetinho”, conhecido também como “pão de sal” e “média”. No Nordeste é chamado também de “pão carequinha”.

Foto: Pexels
Carne cozida com legumes: em Santa Catarina essa iguaria é conhecida como “vaca atolada”. Em algumas regiões do Nordeste é chamada de “cozidão”.

Foto: Wix
Abóbora: também conhecida como “jerimu”, no Nordeste.

Foto: Pexels
Arroz com feijão e carne cozida na mesma panela: tem um sabor todo especial e no Nordeste é chamada de “Maria Izabel”.

Foto: Blog Me Passa a Receita
Se você conhece algum alimento que em sua região tem nomes diferentes comente aqui!
Texto: Ana Paula Dias
Revisão: Gislaine Delabeneta
Fotos selecionadas por: Gislaine Delabeneta